quarta-feira, março 26, 2008

Scones de queijo enroladinhos

English version

Cheese pinwheel scones

Não deixem que os pãezinhos aí em cima os enganem: apesar da cara meio pálida, eles viciam. Não acreditam? O João comeu vários. E ele nunca come os meus baked goods. Nunquinha mesmo.

Geralmente não escolho receitas de baking salgadas, mas quem pode dizer não a um pãozinho recheado com três tipos de queijo?

Apesar de os scones terem ficados gostosos, há duas coisas que eu mudaria da próxima vez: adicionaria mais sal à massa e pincelaria os pãezinhos com gema batida para dar uma cor dourada mais bonita a eles.

Cheese pinwheel scones

Scones de queijo enroladinhos
receita desta caixinha

250g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/8 colher (chá) de pimenta caiena – usei pimenta do reino moída na hora
30g de manteiga sem sal, gelada e em cubos
185ml de leite

Recheio:
40g de queijo de cabra, esfarelado
40g de parmesão ralado
40g de cheddar ralado – usei mozarela light passada no ralo grosso
2 colheres (sopa) de salsinha picada

Pré-aqueça o forno a 220ºC. Unte uma assadeira ou forre-a com papel manteiga (também untado).
Peneire a farinha, o fermento, o sal e a pimenta numa tigela grande. Usando as pontas dos dedos, esfregue a manteiga com os ingredientes secos até obter uma textura de farelo grosso. Adicione o leite e, com uma espátula pequena ou faquinha, misture ligeiramente, formando uma massa macia. Acrescente um pouquinho mais de farinha caso a massa esteja muito grudenta.
Coloque a massa numa superfície enfarinha e abra com um rolo, formando um retângulo de 20x25cm. Polvilhe com o queijo de cabra, em seguida com o cheddar, parmesão e a salsinha. Começando pelo lado mais longo, enrole como se fosse um rocambole. Corte o cilindro em 10 partes iguais de 2cm de espessura cada. Transfira as fatias para a assadeira preparada deixando 2cm entre um scone e outro.
Asse por 10-12 minutos ou até que dourem e estejam assados por dentro (os meus precisaram de 28 minutos de forno). Deixe esfriar numa gradinha.
Sirva morninhos.

Cheese pinwheel scones

Rend.: 10 unidades

Cheese pinwheel scones

33 comentários:

colher-de-pau disse...

Devem ser muito bons!
Adoro tudo o que leve queijo!

Marcia disse...

Pat, vc é a rainha dos baked goods! Não é a toa que o João comeu vários; os scones devem ser maravilhosos... Bjs

Maria Pereira disse...

Olá Patrícia! Uma vez mais aqui estou para lhe dizer que adoro o seu blog. Os cookies de canela? experimentei e adorei. Uma delicia. Valeu!

Filipa disse...

Patrícia isto deve ser muito bom, está com um aspecto maravilhoso...

Beijinhos

laila radice disse...

humm eles tem carinha de folhados ma snao vai muita manteiga..q misterio...estao lindos msm pálidos...nada q um "blush" de cozinah nao resoova! bja

Marcia da Paz disse...

Adorei esses scones, tão facil ? estão com uma cara maravilhosa mesmo "palido" mas eu adorei bjks

Marizé disse...

Que maravilha, eu adoro pães salgados, e com queijo melhor ainda.
Anotadissima!

Bjs

Silvia Arruda disse...

Pat, eu nem preciso provar estes scones para saber que tb iria ficar viciada! Sou mto mais chegada aos salgados... e eles estão com uma cara ótima!

Laurinha disse...

Acredito mesmo que o maridão comeu vários, estes rolls estão com uma cara ótima!
E ficaram super lindinhos!
Beijinhos,

Luciana Macêdo disse...

Sou movida a estas delícias,comida de todo dia não me atrai nem um pouco. Vou fazer.
Bjs!

Gourmandisebrasil disse...

Enroladinhos?! Diferente, vou anotar a idéia.
abs,
Nina.

Leila disse...

Patricia, que delicia isso! meu marido adora queijos e vai adorar comer esses paezinhos quentinhos.
beijinhos

Simone Izumi disse...

E o meu marido que não come nenhum tipo de queijo?? Eu adoro queijo e esses scones devem estar uma "marrravilha", como diria o Troigois.Bezo.

Lua Limaverde disse...

Perdição!!!! Esse é o tipo de receita que eu não resisto! Adorei, Pat! Beijinho!

Cláudia disse...

Paty, está tudo ótimo. Eu adorei eles serem salgados, amo salgadinhos, não sou muito de doces.Receita anotadíssima, com direito a furar a fila!

bjs

Agdah disse...

Ficaram lindos e devem ter ficado uma perdição mesmo.

Fabrícia disse...

Perfeitos....eu tb comeria vários.
Bjs.

Goreti disse...

Eu acho que essa palidez deu um diferencial de outros bakeds, um charme, meio que rústico; vou fazê-lo dessa forma... Amei!!!

Beijos!!!

Patricia Scarpin disse...

Colher de pau, também adoro queijo!

Marcia, obrigada, querida! :)
xoxo

Oi Maria! Adorei saber disso, obrigada por vir aqui me contar!

Filipa, obrigada!
Beijos!

Laila, quando vi a receita achei pouquíssima manteiga também. Melhor assim, né? risos

Marcinha, fáceis e você pode usar outros recheios, amiga.
Beijos!

Marizé, tb adoro pão salgado. Beijocas!

Si, tudo com queijo é bom. :)

Laurinha, e ele nunca come, morri de rir. :)
Beijos!

Luciana, pena que são tão calóricos... :S

Nina, espero que goste!

Leila, você está aí na terra dos scones, amiga. :)

Simone, o Troigros é impagável. :)
Beijos!

Luna, espero que goste, querida!
Beijos!

Cláu, é bom dar uma variada nos doces, né?
Um beijão!

Agdá, queijo faz qualquer coisa ficar boa, amiga.

Fabrícia, obrigada!
Beijos!

Goreti, que bom que gostou, super obrigada!
Um beijo!

Eli disse...

Pat eu queria tanto mas tanto ser sua vizinha! hehehe Um luxo amiga!

Anônimo disse...

Pat, ficaram lindos e nada de pálidos! Adorei, pois é ótima receita para uma ovolactovegetariana!
beijim!

Anônimo disse...

Os seus scones estão lindos, esta receita com ervas e queijo deve ser uma delícia. Bjinhos

Cris disse...

Wow!!! Que lindos Patricia, eu amo scones, e nunca tinha visto neste formato, ficaram bem mais atraentes! Bjs!

Fabi disse...

Que delícia! Queijo, muito queijo!! Bjos

Elvira disse...

Tinha perdido essa delícia...? Que maravilha. Deve ser tão bom! :-)

Beijinhos.

Patricia Scarpin disse...

Eli, eu iria adorar tê-la como vizinha, querida.

Gi, que bom que gostou!

Mónica, obrigada pela visita!
Um beijo!

Cris, aposto que vc vai gostar, querida.
xoxo

Fabi, obrigada!

Elvira, ficaram bem gostosinhos, amiga.
Beijos!

Valentina disse...

Sou louca por scones - doces e salgados. E estes estão bem apetitosos amiga.Ah, vi que usastes a caixinha comprada na viagem.bjocas.

Beatriz Belliard disse...

estou bem imaginando a delicia que deve ser, ainda mais com queijo, hmmmm !! bjs

Anônimo disse...

Patricia, acho que é uma ótima opção para uma festinha em casa... Pergunta: eu nao gosto de queijo de cabra, posso substituir por outro queijo?
Obrigada. Bjs.

Anônimo disse...

Patricia, acho que é uma ótima opção para uma festinha em casa... Pergunta: eu nao gosto de queijo de cabra, posso substituir por outro queijo?
Obrigada. Bjs.

Patricia Scarpin disse...

Kaka, você deve substituir por um de textura semelhante.

Alessandra Foletto disse...

Oi Patricia
Eu fiz os scones e adorei!!!
Obrigada pela receita!!!
se quiser dar uma olhada como ficaram estão aqui
http://thecakeland.blogspot.com/2012/01/scones-enrolados-de-queijo.html
Bjs

Aline disse...

Patricia, acabei de fazer. Improvisei com o que tinha aqui..queijo cheddar, parmesão, muçarela e coloquei um pouquinho de cream cheese.
Ficaram muito gostosos, aprovadíssimo!
Beijos