sábado, maio 24, 2008

Discos de chocolate com creme de laranja e laranjas marinadas

English version

Chocolate discs with orange cream and marinated oranges

Antes de falarmos sobre esta sobremesa gostosa, quero agradecer o apoio de vocês no meu último post. Não sei nem como conseguem andar por aí com esses corações do tamanho de um mundo.

Há tempos não participo do Sugar High Friday, o que é uma vergonha, já que adoro os eventos foodies. Apenas preciso me organizar melhor e seguir com atenção os deadlines; vou tentar fazer isso.

O SHF foi criado pela Jennifer e desta vez será hosted pela querida Helen, também conhecida como Tartelette. Fiquei nas nuvens quando ela anunciou o tema: cítricos. Vocês sabem como sou doidinha por laranjas, limões e limões sicilianos – a Silvinha até me perguntou se eu tinha um pé deles em casa. E depois de a talentosíssima host me coroar a rainha das madeleines – que responsabilidade!! - eu teria de escolher com muita sabedoria a receita com a qual participar.

Chocolate discs with orange cream and marinated oranges

Apesar de a receita ter pedido alguns ajustes, não me arrependo da escolha. Laranja e chocolate são maravilhosos juntos e a aparência da sobremesa valeu por todos os palavrões durante o preparo.

shf_logo

Posto a minha versão da receita - clique aqui para ver a original.

Chocolate discs with orange cream and marinated oranges

Discos de chocolate com creme de laranja e laranjas marinadas

- xícara medidora de 240ml

Discos:
200g de chocolate amargo – usei um com 50% de cacau

Creme de laranja:
1 xícara (200g) de açúcar granulado
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de raspas de casca de laranja
¼ xícara (60ml) de suco de laranja
2 ovos grandes batidos
1 ½ xícaras (360ml) de creme de leite fresco

Laranjas marinadas:
2 laranjas, descascadas e sem a parte branca
½ xícara (120ml) de suco de laranja
1 colher (sopa) de açúcar – usei açúcar aromatizado com baunilha
açúcar de confeiteiro, para polvilhar
tirinhas de casca de laranja, para decorar

Prepare os discos: derreta o chocolate em banho-maria, mexendo algumas vezes. Desenhe círculos de 8cm de diâmetro num pedaço grande de papel manteiga; vire o papel para usar o lado sem resquícios de lápis/tinta de caneta (os traços servirão de guia). Coloque 1 colher (chá) de chocolate no centro do círculo e espalhe rapidamente com uma espátula – tive mais facilidade usando as costas de uma colher. Não se preocupe em obter círculos perfeitos. leve à geladeira até que firmem; retire-os do papel usando uma espátula ou faquinha sem corte e deixe-os na geladeira até a hora de usar.

Faça o creme: misture o açúcar granulado, as raspas e o suco de laranja e os ovos numa panela de fundo grosso. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até a mistura engrossar e cobrir as costas de uma colher – 12 a 15 minutos. Não deixe ferver, pois pode talhar. Despeje numa vasilha de vidro e cubra imediatamente com plástico PVC, colocando-o diretamente sobre a superfície do creme para que não se forme nenhuma película. Deixe esfriar completamente antes de usar.
Bata o creme de leite fresco até obter chantilly (picos bem firmes); misture-o delicadamente ao creme de laranja e leve à geladeira por 2-3 horas.

Agora, as laranjas marinadas: coloque o suco e o açúcar de baunilha numa panelinha e aqueça em fogo médio até o suco reduzir (quase pela metade); coloque as laranjas dentro desta calda e deixe marinar de um dia para o outro, ou por pelo menos 2 horas, na geladeira.

Montagem da sobremesa: usando uma espátula, acomode um disco de chocolate no prato em que vai servir. Coloque 1 colher (sopa) de creme de laranja sobre o disco e cubra com outro disco. Cubra com mais 1 colher (sopa) de creme e finalize com um disco de chocolate. Arrume os pedaços de laranja e um pouquinho da calda ao lado do disco montado; polvilhe com açúcar de confeiteiro e decore com uma fitinha de casca da laranja. Sirva imediatamente.

Rend.: 6 porções

Chocolate discs with orange cream and marinated oranges

15 comentários:

Silvinha disse...

Pat, que sobremesa linda e elegante! Certamente deliciosa, claro, chocolate com laranja é uma combinação maravilhosa!

Você està me contagiando com sua paixão pelos cìtricos!

Beijos e boa semana p/ vc!

Café Vinil Poá disse...

Pat, que delicia,, e que apresentação perfeita.....


Suas mãos são de fada (mágicas)....
beijos

Unknown disse...

Perfeita essa receita, é de arrasar qualquer sobremesa naqueles eventos domiciliar.
Amei

Mar disse...

Delicada y deliciosa receta y presentación!!!, se me hace agua la boca viendo tus fotos tentadoras!, felicitaciones!!!

laila radice disse...

foi trabalhar na douce frande e nao nos contou?? estão dogna sd euma fina patisserie...perfeitos!bjs

e ocmo nao alogiar as bolinhas coloridas...amei!bjs

Axly disse...

Fico imaginando o perfume dessa sobremesa.
Citricos são realmente divinos né!
Kisss^^

Leila disse...

Pat, estou aqui fazendo reverencia!!! guria, que apresentacao maravilhosa! tu sabes que nao curto muito citrico mas me rendo completamente a esta tentacao.
beijinhos

Leila disse...

Pat, estou aqui fazendo reverencia!!! guria, que apresentacao maravilhosa! tu sabes que nao curto muito citrico mas me rendo completamente a esta tentacao.
beijinhos

Clumbsy Cookie disse...

Parece uma lasanha de chocolate! Deve ser deliciosa com o crocante do chocolate e o recheio cremoso! Eu também escolhi a combinação chocolate-laranja para o SHF, estamos em sintonia!

Laurinha disse...

Que coisinha linda, elegante, perfumada, deliciosa...
mais uma vez vc se superou... parabéns!

Logo que vi que o tema do evento seria cítricos, a primeira coisa que me passou pela cabeça foi: a Pat vai arrasar!
Viu só, como eu já sabia?

Beijinhos,

Fabrícia disse...

Você nos surpreende a cada post....encantadores. Que talento....
Bjcas.

Patricia Scarpin disse...

Silvinha, que bom saber disso, querida!
Beijoca!

Julia, obrigada!
Beijos!

Nana, obrigada!

Mar, gracias!

Laila, já pensou, amiga? Quem sabe um dia... ;)
Beijão!

Axly, são divinos, sim!
Beijo!

Leila, you made me blush, amiga! :)
Beijão!

Rita, vou lá ver a tua criação! You know what they say, great minds think alike! :)

Laurinha, você me deixa até sem jeito, amiga! Obrigada!
xoxo

Fabrícia, obrigada, querida.
Beijo!

Marcia disse...

Patricia, que sobremesa mais linda! Ficou elegante, perfumada e com certeza deliciosa! Bj

Luciana Macêdo disse...

Só de olhar já esou encantada com o sabor.
Também adoro cítricos. Arrasou!!!
Bjs!

Valentina disse...

Pat, linda esta sobremesa. A apresentação esta show. e vi tua marquinha registrada no topo: a tira em nó.