segunda-feira, janeiro 18, 2010

Sorbet de melancia

English version

Watermelon sorbet / Sorbet de melancia

Sempre achei que brownie era a sobremesa mais fácil de fazer do mundo mas estava errada – sorbets são mais fáceis ainda! Que descoberta boa. :)

O único porém é não ter tigela suja de chocolate pra raspar no final. ;)

Watermelon sorbet / Sorbet de melancia

Sorbet de melancia
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

1 xícara + 1 ½ colheres (sopa) - 218g - de açúcar refinado
½ xícara (120ml) de água
900g de melancia em pedaços – pese depois de retirar as cascas
1/3 xícara (80ml) de suco de limão siciliano

Coloque o açúcar e a água numa panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Aumente o fogo, deixe ferver e então ferva por 1 minuto. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.
Passe a melancia por um processador de alimentos ou liqüidificador para obter 2 ½ xícaras (600ml) de suco. Transfira para uma tigela grande, junte a calda de açúcar e o suco de limão e misture bem.
Despeje na sorveteira e prepare seguindo as instruções do fabricante – o sorbet deve ficar firme. Transfira para um pote hermético e leve ao freezer para terminar de firmar, pelo menos 4 horas.

* a minha sorveteira não suportaria toda a mistura, por isso reservei 2/3 xícara e preparei o restante

Rend.: 3 ½ xícaras

21 comentários:

Sarah disse...

Meu deus...não ter tigela para raspar é imperdoável...eu amo!rs

Lindo o sorbet..tô sentindo o gostinho aqui! Adoro melancia!

Bjos

Quéroul disse...

sorbet de melancia me parece a coisa mais leve e fresca da face da terra. um iceberg rosa, tipos...
acho que eu precisava de um pouquinho... tá calô, né?

;)

Juarez Weiss disse...

Dá água na boca só de olhar... hmm!

* Jo * disse...

eu vou pedir ao papai noel uma sorveteira de presente!

xD

Juarez Weiss disse...

E, aproveitando a passagem... ADOREI o blog! As receitas são simples e usam ingredientes fáceis.

E aparentam serem DELICIOSAS!

Parabéns!

Carla disse...

Oi, Patrícia. Achei essa receita a tua cara, os biscoitinhos ficam liiindos: http://www.mediafire.com/imageview.php?quickkey=2gzymmwjitn

Carla disse...

Opa, agora transcrita e com fotos: http://fortysixthatgrace.blogspot.com/2010/01/tutorial-shortbread-buttons_8809.html

ameixa seca disse...

Apesar de preferir melão, acho a melancia linda. Esse sorvete ficou com uma cor fantástica :)

Sabrina Romano disse...

Lindo e apetitoso, pena que o chato do meu marido ache que sorbet é um sorvete que deu errado... Mas eu adoro!!! Bjs

manjericota disse...

Pat,

Teu sorvete esta com uma cara ótima! Acho fantástica a cor da melancia. Ja tentei de melão e ficou mto bom!

Bjão,
Dani

Anônimo disse...

Ai ai quero uma sorveteria!
Além do de caramelo q vc fez ano passado, agora tem esse de melancia! huuuuuum! Ai q delícia Paty!
E com esse calooooor....

beijos!

tatiane disse...

Sorbet é extremamente fácil (ainda direi o mesmo sobre os brownies, rs), pena que não consigo digerir muito bem melancia, acho que meu estômago entende que é pepino, aí evito comer...
beijos

*Lê.SweeT* disse...

Olá Patrícia, tudo bem?
Achei seu blog sem querer em uma pesquisa no google, dei uma fuçada nele e eu AMEI!!!!Amo cozinhar e achei suas receitas lindas e parecem deliciosas.
Pode ter certeza que vc ganhou mais uma frequentadora para seu blog (hahahaha).
Parabéns!!!! Beijooos...

Patricia Scarpin disse...

Sarinha, eu também adoro! :)
Beijoca!

Quéroul, é bem fresquinho, sim - eu achei levíssimo!
Calô demais, querida. ;)
xx

Minoru, obrigada pela visita! Que bom que gostou do blog!

Carla, olha que coincidência, eu tinha acabado de ver num blog de design e havia me apaixonado, mas esquecera de guardar o link - obrigada por me mandar!
Beijo!

Ameixa, eu sou doida pelos dois. ;)
Obrigada!

Sabrina, meu marido é igualzinho. ;)
Beijo!

Dani, agora quero provar de melão, também, fiquei curiosa!
Beijo!

Livia, esse calor tá difícil, né?
Beijo!

Tati, tenha fé nos brownies, querida. :)
Que pena isso da melancia. :(
Beijo!

Lê, bem-vinda! Que bom que está gostando do blog, fico feliz!
Beijo e obrigada!

Unknown disse...

Olá Patrícia :)
assim como no Chocolatria, no TK eu sou visitante diária anônima xD
Já que você é viciada em sorvete como eu, e também apaixonaaada por maracujá, antes de você postar esse sorbet, eu estava pra te mandar um cometário com um pedido... SORVETE DE MARACUJÁ COM CALDA QUENTE DE CHOCOLATE!

parabéns pelo blog! ;*

Patricia Scarpin disse...

Oi, Marcella! Tudo bem?
Que bom "conhecê-la" - obrigada por se apresentar! ;)
Pedido anotado - ando mesmo pensando bastante em sorvete de maracujá.
Super beijo!

Unknown disse...

Não me odeiem maas.... por que "sorbet" e não sorvete?Pergunto porque não entendo muito de culinária :) AH e deixa eu aproveitar pra fazer outra pergunta: você é chef? ADORO o blog.

Patricia Scarpin disse...

Lilly, tudo bem?
Geralmente, os sorbets não levam creme de leite/leite, apenas água e suco de fruta. Não sou chef, não - só curiosa, mesmo.
Obrigada!

Renata disse...

Olá Patrícia, td bem?
Sou sua seguidora/admiradora há bastente tempo, já fiz algumas receitas suas, e agora venho pedir uma ajuda: estou tentando sem sucesso fazer sorvetes com a minha sorveteira marca cuisinart.O que acontece é que mesmo seguindo todas as instruções ao pé da letra, colocando o balde pra gelar por 24hrs, esperando o tempo necessário pro sorvete bater(já chegou a ficar até por 35,40min) ele não chega a uma consistencia de maneira nenhuma. Já usei diversas bases e não adianta. A sorveteira liga, a pá mexe, a voltagem está correta...não sei mais o que fazer...será que vc teria alguma idéia do que eu poderia ainda tentar?
Se puder, ficaria muito agradecida que me mandasse qualquer ajuda pro meu email:renatinhaboechat@gmail.com, ou escreve no meu blog:eternosprazeres.blogspot.com
Te agradeço muito, e qq ajuda será comemorada
Um abraço
Renata Boechat

zaira disse...

Oi Patricia, acompanho seu blog há um tempão já, até me cadastrei pra receber as atualizações por e-mail :B
me expliiica por favooor porque eu ainda não descobri como faz esse sorbet lindo e maravilhoso de minha fruta favorita (melancia)SEM SORVETEIRA? (pobreza Senhor!) desde que vi esse post eu sonho em comer essas bolinhas lindas XD
tudo de bom pra você, parabénzíssimo pelo blog! você deveria abrir uma lanchonete, confeitaria vintage, sei lá ^^
Abraço :)

Patricia Scarpin disse...

Zaira, tudo bem?
No blog da Ana Elisa tem algo sobre fazer sorvete sem sorveteira, espero que ajude:
http://www.lacucinetta.com.br/p/ingredientes-e-substituicoes.html

Beijo!