segunda-feira, junho 21, 2010

Éclairs de limão siciliano

English version

Lemon cream éclairs / Éclairs de limão siciliano

Vocês se lembram da minha queixa sobre o cheirinho de ovo nos profiteroles? Como escrevi naquele post, fiz um teste adicionando extrato de baunilha à massa choux e acho que funcionou bem!

Como já fizera profiteroles anteriormente, usei a massa para preparar éclairs desta vez – e o recheio de limão siciliano é “culpa” minha. :)

Lemon cream éclairs / Éclairs de limão siciliano

Éclairs de limão siciliano
da Australian Gourmet Traveller

Massa choux:
½ xícara (120ml) de água
3 ½ colheres (sopa) - 50g - de manteiga sem sal
½ xícara + ½ colher (sopa) - 75g - de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Recheio:
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco, bem gelado
½ xícara de curd de limão siciliano*
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 200°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Coloque a água e a manteiga numa panela média e leve ao fogo alto até a manteiga derreter e a mistura ferver. Junte a farinha e bata com uma colher de pau até ficar homogênea. Cozinhe, mexendo em fogo baixo, até a mistura se soltar das laterais da panela.
Retire do fogo e transfira a massa para a tigela grande da batedeira. Comece a bater e vá acrescentando os ovos, um a um, batendo bem a cada adição – você talvez nem precise usar o terceiro ovo inteiro; bata o último ovo numa tigelinha com um garfo e vá adicionando aos poucos à mistura. Junte a baunilha e misture bem.
Transfira a massa para um saco de confeitar com um bico de 1cm e forme éclairs de 5cm nas formas preparadas. Asse por 20-25 minutos ou até que cresçam e fiquem bem dourados. Deixe esfriar completamente sobre gradinhas. Com cuidado, desgrude cada éclair do papel manteiga.
Faça o recheio: coloque o creme de leite numa tigela e bata até obter picos firmes. Acrescente a curd de limão siciliano e misture delicadamente com uma espátula de borracha/silicone. Transfira o recheio para um saco de confeitar com um bico pequenino.
Corte os éclairs ao meio horizontalmente e recheie com o creme de limão. Com o auxílio de uma peneirinha fina, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

* 1/3 da receita de curd de limão siciliano deste post rende ½ xícara (120ml) – a única alteração que fiz foi adicionar raspas de limão siciliano depois de passar a mistura pela peneira

Rend.: cerca de 40 unidades

15 comentários:

Quéroul disse...

oba! mais limão!
tô muito cítrica nessa vida.

=******

ameixa seca disse...

Um éclair super fresco com esse recheio de limão :)

Anônimo disse...

Maravilhoso! Tb ainda não cheguei no talento de fazer éclairs... não tenho nem um saco de confeiteiro ainda! Mas qdo chegar lá, farei com certeza! Virei fã de cítricos por sua culpa hahahaha
Bjus

manjericota disse...

Pat, uma delicadeza q só o seu cenário. Eclairs deliciosos!

Bjo gde, Dani :)

tatiane disse...

Fiz uma vez só éclairs (que na época pra mim ainda se chamava bomba, rs), mas o mesmo problema pra repetir: falta de braço pra mexer. Ainda vou tentar fazer na batedeira, ô se vou! Difícil é convencer o marido que não existe só recheio de chocolate no mundo, pois este recheio de limão me deixou com vontade!
beijos, querida

Stefânia Barreto Tissot disse...

Oi Paty!

Não comento todas a receitas, mas venho aqui todo dia.
Hoje não podia ser diferente. Liguei o computador, acessei a internet, barra meus favoritos, Technicolor Kitchen e após isso, momentos de sonho! Essa é a única palavra que posso usar para descrever a minha reação ao ver a sobremesa do dia!
Sou louca por Éclairs e com esse recheio de limão siciliano...você atingiu em cheio o melhor dos mundos para mim!

Se me permite, vou testar sua receita e publicá-la em meu blog.

Muito obrigada por fazer do meu dia, um dia melhor!

Beijos e boa semana!

Ópera Cacau disse...

Paty, querida... escrevemos um post pensando em vc. Certamente ideias para pratos salgados são sempre bem-vindos, né? Além do mais, quem teria camarões na despensa além de vc... ;))
Aguardamos ansiosas suas fotos. Beijocas.

Camila disse...

Combinação perfeita! Como não pensei nisso antes?

Renata disse...

Nossa ,garota, imagina isso com aquela casquinha de açúcar?!

Melhor impossível!

Beijão!

argas disse...

Adorei esses eclairs. Receita anotada! bjinho

Talita Scarano - Menina Formiga disse...

Hum.....parecem ótimos!! adoro limão siciliano, aquele aroma.....
Nunca tentei fazer eclair, pode ser hora de começar!!
Parabéns!!!
Bjinhos

Giselle disse...

Olá, tudo bem?!?!?!

eu tenho uma super dificuldade em achar creme de leite fresco, queria saber se pode substituir e qual eu uso?

obrigada desde já

seu blog é uma delicia!!!

bjs

Patricia Scarpin disse...

Quéroul, eu tb, eu tb! :)
Beijo!

Ameixa, fica bem mais levinho do que com chocolate ou doce de leite.

Liv, obrigada! Os cítricos são o máximo! :)
Beijo!

Dani, obrigada, querida!
Beijão!

Tati, meu marido chama de bomba, tb. :)
Nunca tentei fazer no braço, mas te garanto que na batedeira é fácil, fácil!
Beijo, querida!

Stefânia, obrigada pelas visitas! E pode publicar a receita sim!
Beijo grande!

Ópera Cacau, obrigada!

Camila, eu tb não - temos de agradecer a Donna Hay por isso. :)

Rê, deve ficar ótimo, sim - o azedinho quebrando o doce. Hum!
Beijo, querida!

Argas, obrigada!

Talita, obrigada! Espero que goste da receita!

Giselle, tudo bem, e vc?
Aqui não dá pra substituir, pois você vai batê-lo quase que como chantilly.
Obrigada!

moranguita disse...

estao tao bonitos estao meesmo a chamar por mim
beijinhos

Valentina disse...

Olha, cheiro de limão em comida é o fim da picada amiga. puts one off big time. Já usei vários truques para tirar o cheiro de ovo, e tenho o meu favorito. ainda bem que achastes o teu truque. Este recheio é a tua cara mesmo.Sou louca por bombas. de ter fraqueza mesmo, entao raramente sucumbo a tentação pois o estrago é enorme.