sábado, abril 09, 2011

Cookies de manteiga de amendoim e gotas de chocolate (sem farinha)

English version

Flourless peanut butter and chocolate chip cookies / Cookies de manteiga de amendoim e gotas de chocolate (sem farinha)

Farinha de trigo – um ingrediente que nunca falta na minha despensa, essencial para alguém que ama baking como eu. Mas às vezes dá pra passar sem ela, numa boa – não é mesmo necessária. Assim como a Renée Zellweger em “Cold Mountain”. :)

Minha busca por uma receita de cookies de manteiga de amendoim começou com esse livro ótimo, mas eu queria mesmo uma versão sem farinha e a encontrei no Epicurious.
Os cookies ficaram uma delícia, macios e foram sucesso com a minha irmã caçula, que aparentemente não gostava de manteiga de amendoim. :) Só tomem cuidado ao transportar os cookies, pois a falta de farinha os torna um tiquinho frágeis.

Flourless peanut butter and chocolate chip cookies / Cookies de manteiga de amendoim e gotas de chocolate (sem farinha)

Cookies de manteiga de amendoim e gotas de chocolate (sem farinha)
do Epicurious

- xícara medidora de 240ml

1 xícara de manteiga de amendoim do tipo “chunky”*
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 ovo grande
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (170g) de gotas de chocolate meio-amargo (usei com 70% de cacau)

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.

Numa tigela média, misture os cinco primeiros ingredientes. Acrescente as gotas de chocolate. Com as palmas das mãos úmidas, forme bolas com 1 colher (sopa) generosa de massa cada. Coloque nas assadeiras preparadas, deixando 5cm de distância entre uma e outra.

Asse os cookies até que estufem, dourem na base mas ainda estejam macios ao toque no centro, cerca de 12 minutos. Deixe esfriar nas assadeiras, sobre uma gradinha, por 5 minutos. Transfira-os para uma gradinha e deixe esfriar completamente.

* vale a pena investir um pouquinho mais de $$ e comprar manteiga de amendoim americana – faz muita diferença

Rend.: cerca de 24 cookies – fiz exatamente a receita acima, usei 1 colher (sopa) nivelada de massa por cookie e consegui 38

12 comentários:

Anônimo disse...

Hum... adorei.
Vou testar depois..rs
Obrigada por compartilhar.
Bjos

Jonas Marquezini disse...

Patricia eu amo cookies, mas aqui onde eu moro não é muito fácil encontar alguns ingredientes, ou são beeem caros ou simplismente não tem e ponto, detesto isso, mas sempre dou um jeitinho: Amigos que viajam e compram pra mim, internet, etc.
Tudo por uma bela receita!
Ficou lindo esse Cookie... Parabéns
Jonas

Quéroul disse...

hahahaha, algo mais desnecessário que Renée zewlhwwugdspowhbgioger??? Reese whitersujaoljedhjjsdpoon, talvez???

amei o cookie desfarinhado. a cara dele tá lindíssima, queria agora um!!! nunca comi cookie de manteiga de amendoin, sabia? tá na hora.
=***

.a que congemina disse...

Tô nessa de quem nunca comeu cookie de manteiga de amendoim, mas bem comeria um agora.
E também na de quem nào acha as coisas pra comprar nos mercados da cidade. tsc, tsc.

Lindos, pra variar.

:*

Fernanda disse...

Não acreditei quando encontrei este site. Sigo o Tastespotting a muito tempo mais tinha problema com a tradução as vezes. Vcs salvaram minha vida na cozinha.
Blog maravilhoso! Parabéns

Patricia Scarpin disse...

Lidi, obrigada!

Jonas, eu entendo, viu? Tenho sorte de morar em SP e encontrar certos ingredientes mais facilmente.
Beijo e obrigada!

Quéroul, a Reese consegue ser pior que a Renée, hein? Afe. :D
Acho que vc iria gostar desse cookie!
Beijo, querida!

Mayra, corre porque tenho certeza de que vc vai amar.
Beijo!

Fernanda, bem-vinda! Obrigada!

Jean Y. disse...

Oi pat!
quanto tempo, nao é mesmo?!

então, não sei se vc está sabendo
eu estou fazendo curso de gastronomia
e na lista de materiais pede o jogo de copos medidores.
ai eu gostei do teu, vc poderia me informar onde vc comprou?
se puder responder no meu blog, eu agradeço.

brigadão. Ah, e belos cookies!
Beijao

Silvia disse...

Oba, vou fazer com certeza, tem a pasta disponível num mercado perto de casa que tem uma sessão de importados bem legal. Depois te conto. Bjs

Unknown disse...

Acabaram de sair do forno! :)
Estavam tão irresistíveis que não consegui esperar esfriar!

Patricia Scarpin disse...

PI, que notícia boa! Obrigada por vir aqui me contar!
xx

. disse...

Pat, comprei ontem um potão de manteiga de amendoim gringa, mas é creamy e não chunky. Será que dá certo mesmo assim?

(PS: os parceiros de casa estão exultantes com a compra e a perspectiva dos cookies. Eu provavelmente ficarei olhando porque amendoim não é minha praia ;) )

Patricia Scarpin disse...

Deh, pode usar que dá certo sim! Tomara que gostem. Bj, querida!