segunda-feira, abril 25, 2011

Torta de limão e chocolate + picolés de brinde

English version

Chocolate lime pie / Torta de limão e chocolate

Alguns dias depois de conversar com vocês sobre intuição tive um insight enquanto preparava esta torta: como a forma que eu usei era um pouquinho menor do que a pedida na receita, sobrou recheio. Olhei para o creme sedoso na tigela e achei que ficaria ótimo como uma sobremesa gelada – imediatamente derramei-o nas forminhas de picolé e consegui os sorvetinhos mais viciantes do mundo; acho até que ficaram mais gostosos do que a própria torta mas, por favor, não contem à Ms. Lawson que eu disse isso. ;)

Torta de limão e chocolate
de novo do maravilhoso Nigella Kitchen

- xícara medidora de 240ml

Base:
3 xícaras de digestive cookies, Graham-crackers ou bolacha Maria/maisena moídos(meça depois de moer os biscoitos)
1 colher (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
4 colheres (sopa) - 56g - de manteiga sem sal, amolecida
¼ xícara de gotas de chocolate amargo ou meio-amargo

Recheio:
1 lata (395g) de leite condensado – de preferência, gelado
4-5 limões, para aproximadamente 2 colheres (sopa) de raspas da casca e ¾ xícara (180ml) de suco
1 ¼ xícaras (300ml) de creme de leite fresco
1 quadradinho de chocolate amargo ou meio-amargo, para decorar a torta

Unte levemente com manteiga uma forma de torta com fundo removível com 23cm de diâmetro e 5cm de profundidade.
Coloque os biscoitos, o cacau em pó, a manteiga e as gotas de chocolate no processador de alimentos e processe até obter uma farofinha com aspecto de areia molhada. Transfira para a forma de torta e pressione no fundo e nos lados. Leve à geladeira enquanto prepara o recheio.
Despeje o leite condensado na tigela grande da batedeira. Retire as raspas das cascas dos limões e guarde-as em um potinho coberto firmemente com filme plástico – você vai usar as raspinhas para decorar a torta na hora de servir. Esprema os limões até obter a quantidade de suco necessária. Acrescente o suco ao leite condensado e misture para incorporar.
Junte o creme de leite ao creme e bata em velocidade médio-alta até engrossar ligeiramente. Espalhe o creme sobre a base da torta e leve à geladeira novamente por 4 horas ou até firmar (será necessário mais tempo caso o leite condensado não esteja gelado).
Antes de servir, rale o quadradinho de chocolate sobre o recheio e salpique com as raspas de casca de limão reservadas. Sirva imediatamente – não deixe a torta fora da geladeira muito tempo.

Rend.: 6-8 porções – minha forma não era funda o suficiente e sobrou um pouco de recheio; fiz picolés com ele e ficaram uma delícia. :D

21 comentários:

Richie disse...

Pat, mais uma torta que pretendo fazer! Acho chocolate e limão uma conbinação bem legal, né!
Espero que tenha tido uma otima páscoa!

bjim

Manderley de GuindillayCanela disse...

Una tarta espléndida.

Saludos

Chez POPI disse...

Q deli!!!!!
amo muito tudo isso!!

Andreia Braga disse...

Nossa, delicia!!

Bjs

Andreia Braga

Samy disse...

Favoritada!!
Pat, fiz novamente os brownies e grudaram denovo no papel, mããs, eu fiz uma receita um pouco diferente, e ficaram ainda mais gostosos, grudando ou não! Namorado viciou e pede todo dia! :)

beijosss

ameixa seca disse...

Chocolate e limão é combinação vencedora :)

Valentina disse...

Agora já ri desta.Mrs Lawson é extremamente democrática e com certeza não ia se importar. Estas tiradas são sempre interessantes.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Adoro essas ideias de ultima hora!
Com certeza farei apenas o recheio para experimentar o sorvete - hehehe!
Um abraço
Léia

Levi Pereira disse...

chocolate e limão, combinação perfeita, esse recheio eu já conhecia, é bem gostoso, sua torta tá linda, meu deu vontade de comer uma fatia... ;)
beijo!

Marmita disse...

Ficou com um resultado espectacular, adorava ter provado! beijos da Marmita

Taís disse...

Pat,

Eventualmente fico um tempo sem abrir seu blog. Isso porque sei que é só entrar que vou cair em tentação. Sempre pego as receitas de bolos dos aniversários dos amigos aqui, porque sei que vai agradar!
E picolés são a nova obsessão depois de eu comprar uma forminha na Etna. Já coloquei uma estrela no google reader! :)

Sabrina Romano disse...

nããããão.... sorvete de limão fácil de fazer; por favor, tenha piedade da alma de alguns que a visitam...

PS: o bolo de maçã arrasou...

Téia disse...

Linda esta torta Pat. A Nigella é mesmo demais e você aproveitou bem as receitas dela, né? Espertinha...kkk...Bj grande.

tatiane disse...

Pat, também estou amando este livro. É salvador quando estou sem inspiração para fazer janta. A torta ficou igualzinha, pretendo experimentar.
beijão!

Monica Moura disse...

Patricia,simplesmente uma delicia!!O resto do creme,como nao tenho mais forminhas de picolé,coloquei em taças individuais e por cima cereal Nescal,aquele das bolinhas...kkkkk
Meus filhos amaram,fiz ontem e hoje nao tem nadica de nada!
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Monica, que bom que a receita deu certo! Que notícia ótima! E fico feliz por saber que todos gostaram, obrigada por vir me contar!
Beijo!

. disse...

Patricia,
Ficou incrível, perfeita, não durou nem 10h rs.
Os chocolatinhos na massa deixaram crocante, vou incorporar em outras receitas! rs
Adorei!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Alice! Que notícia boa, menina! Obrigada por vir aqui me contar.
Beijo!

Cozinheira Anônima disse...

Fiz, ficou gostoso, mas a massa ficou meio sem liga (acho que faltou manteiga). Fiquei com algumas dúvidas.
Quantas gramas de biscoito? As 3 xícaras de biscoito se refere ao biscoito inteiro ou já esfarelado?
Abraços e obrigada.

Patricia Scarpin disse...

Cozinheira, eu coloquei uma observação na receita. Obrigada a vc por me alertar.

moranguita disse...

e perefita agora para o calor. e o limoeiro lá em casa ainda tem imensos limoes:-)