quarta-feira, novembro 30, 2011

Financiers de especiarias para começar a série de Natal

English version

Spiced financiers / Financiers de especiarias

Como comentado há alguns posts, inicio agora minha série de Natal 2011 – me diverti tanto nos anos anteriores preparando receitas típicas dessa época que esperava poder repetir a dose. Achei que financiers em formato de estrela seriam um ótimo começo – ainda mais com todas aquelas especiarias para dar um tchan – mas tenho de ser sincera: o sorvete de flocos no meu freezer foi a razão para assar os pequenos bolinhos. :)

Os financiers são tão macios que derretem na boca e têm um aroma maravilhoso – sem contar que ficaram bem bonitinhos. :D

Financiers de especiarias
adaptados do lindo Baking Style: Art, Craft, Recipes

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de açúcar de confeiteiro + um pouquinho extra para polvilhar
6 colheres (sopa) - 60g - de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de cravo em pó
½ xícara (50g) de farinha de amêndoas
4 claras grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida

Peneire o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo, o sal e as especiarias em uma tigela média. Junte a farinha de amêndoas. Acrescente as claras e a baunilha e misture para combinar. Incorpore a manteiga. Leve a massa à geladeira por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte levemente com manteiga 15 forminhas de silicone com capacidade para 3 colheres (sopa) cada, ou unte e enfarinhe forminhas de metal próprias para financiers.
Divida a massa igualmente entre as forminhas e coloque-as em uma assadeira de beiradas baixas. Asse por 15-20 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem (faça o teste do palito).
Deixe esfriar nas forminhas por 5 minutos e então desenforme. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Rend.: 15 financiers

18 comentários:

Gabi Butcher disse...

Que LINDOS!!! Amei! Parecem deliciosos... não conhecia Financiers.

Marina Maria disse...

Pat, eu adoro financiers e sempre achei que davam mais trabalho pra fazer - acho que li em alguma receita uma parte de deixar a manteiga dourar que me deixava tensa, com medo de queimá-la. Mas sua receita parece bem mais simples! Não sei se vc já ouviu, mas existe uma história de que os financiers foram criados por uma confeitaria na França que ficava próxima ao distrito financeiro. Eles criaram esses bolinhos em formato de barrinhas de ouro e daí vem o nome financiers...rsrs

Beth Martins disse...

Ficaram um mimo lindos...lindos e com um cheirinho a Natal bem especial, Parabens!

beijinhos grandes

Fuzzy and me disse...

hmmmm já começa a cheirar a Natal e temos vontade de fazer e comer coisas típicas desta altura.

Obrigada pela sugestão
paula
saboracasa.blogspot

Marmita disse...

Que aspecto delicioso! gostei muito das estrelinhas! beijos

Andrea - Sweet and Saucy disse...

Que graça!!!

Dá até pena de comê-los, mas já que ficaram tão fofinhos...

Adoro receitinhas de final de ano, e confesso que estava ansiosa por suas ideias sempre tão legais!

Bjão

Luciana Betenson disse...

Oooooinnnn para financiers em formato de estrelinhas... Tinha que ser a Pat! Amei :-)

Camila disse...

Olá Patricia, meu nome é Camila e eu sou fã das suas comidinhas. Hoje mesmo publiquei a receita de Panna Cotta de Nutella no meu blog (http://coisasdecami.blogspot.com/2011/11/panna-cotta-de-nutella.html) que fiz para o Thanksgiving. Dá uma olhadinha lá. Espero que você goste. É engraçado, pois lendo seu blog, além das comidas, temos alguns gostos bem parecidos. Já tenho separada uma série de receitas suas para fazer para o final de ano e outras datas. Espero que você goste do meu blog! Bjs e sucesso! Camila

Ameixinha disse...

Que fofos, adoro financiers. Ficam super leves :)

Para ouvir Elvira disse...

Eu amo especiarias! Uma pergunta: onde você comprou a forma, foi na Amazon?

Emilu disse...

Patrícia... onde vc compra os suportes altos para bolo.. eu tenho procurado e não estou achando.. é em algum site?

bj
Emilu

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Adoooro receitas de Natal!!!Que delícia, mal posso esperar pelo que vem aí...bjinhos!!!

wair de paula disse...

Onde vc encontrou estas forminhas? Achei que tinha sido cortado com o molde...abraços

camilla disse...

que lindos ficaram....e o formato mais fofo ainda..amei
bjs
camilla

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo bem ? Estão lindos os Financiers ! Adoro fazer receitas diferentes para o Natal também. Com certeza vou fazer essa .:) Um beijo

Dricka disse...

Pat, esses financiers estão tirando minha concentração, e bem agora que estou com o tempo mais justo que calça de funkeira, cozinhando só o indispensável. Será a primeira receita que farei quando meu tempo permitir. Você arrasa sempre!
Bjs

tatiane disse...

Só queria dizer que fiquei com vontade de sorvete de flocos.
Comentário-sem-noção-mode-on

beijos!

Patricia Scarpin disse...

Marina, já li sobre a origem dos financiers - eu adoraria ter as forminhas próprias! :D

Wair, as forminhas são de Londres.