quarta-feira, março 25, 2015

Biscoitos de chocolate com crosta de açúcar para uma Páscoa mais econômica

English version

Sugar-crusted chocolate cookies / Biscoitos de chocolate com crosta de açúcar

A Páscoa está pertinho e eu ainda não decidi o que vou cozinhar para o almoço do domingo, mas sobre outra coisa eu ando bem decidida: não vou comprar ovos de chocolate, não – vocês viram os preços, gente? Está tudo tão caro! :(

Acho que a criatividade é uma ferramenta importante em momentos assim, quando o dinheiro está curto e queremos presentear quem amamos, e por isso eu adorei estes biscoitinhos: eles são uma delícia, facílimos de preparar e se embalados em um saquinho amarrado com uma fita bem bonita viram um ótimo presente – e dá pra fazer toneladas de biscoitos com o dinheiro de um único ovo de chocolate.

Espero que gostem da minha sugestão prática e econômica para a Páscoa. :)

Biscoitos de chocolate com crosta de açúcar
da sempre excelente revista Food & Wine

- xícara medidora de 240ml

1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar (usei alcalinizado)
1 pitada de sal
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 140g - de manteiga sem sal, cortada em porções de 1 colher (sopa)
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 125g - de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite gelado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 clara de ovo, batida levemente com um garfo
¼ xícara (50g) de açúcar cristal

No processador de alimentos, pulse a farinha, o cacau e o sal. Junte a manteiga e pulse até obter uma farofa grossa, cerca de 3 minutos. Acrescente o açúcar de confeiteiro, o leite e a baunilha e processe até conseguir uma massa firme. Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve à geladeira por 4 horas.

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro na geladeira). Pincele o cilindro com a clara e polvilhe metade do açúcar cristal sobre ele, rolando e pressionando para que o açúcar grude bem na massa. Corte em fatias de 6mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse por 20 minutos ou até que os biscoitos estejam ligeiramente firmes ao toque. Deixe esfriar completamente na assadeira sobre uma gradinha. Repita o processo com o outro cilindro de massa.

Rend.: cerca de 45 unidades

13 comentários:

Nereime disse...

Delícia Paty! E eu tô contigo e não abro, nada de ovos a preços abusivos!Bjo

Miuda disse...

Gosto de tudo que vc faz, Pati! E esses lindos biscoitinhos não é excepção!
Um beijo* ;)

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Esses biscoitos ficaram com um aspecto guloso.

Beijinhos,
Clarinha

receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/lasanha-de-beringela-e-carne-com.html

O Cantinho dos Gulosos disse...

essas bolachas ficaram 5* que apetitosas.


O Cantinho dos Gulosos

Unknown disse...

Encàntame facer galletas, e voume pońer coa receita de ás Sables con chocolate.
Pero gustaríame saber o nome dás que saen na foto no cuadradińo ao lado do nome Tec,Kit.
Redondińas e con chocolate enriba.
Gracińas e perdón por non falar moi ben a tua lingua.

Luciana Leal disse...

Que delicia! Hoje eu fiz aqueles amanteigados de coco que você postou outro dia...PERFEITOS!! Derrete na boca! Patricia e suas receitas maravilhosas!! beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Lu, querida, que bom que vc gostou! 💜

M Luiza disse...

Ola Patricia, fiz estes biscoitinhos. São demais!!
Meu forno tem opção convecção. Queria saber se é melhor usá-la quando faço bolo e biscuits? Para fazer pão eu uso porque fica mais uniformente corado.
Um grande abraço,
Maria Luiza

Patricia Scarpin disse...

Hola Pachy,
Os biscoitos da foto são estes: http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2009/07/biscoitinhos-recheados-de-chocolate.html
xx

Patricia Scarpin disse...

Oi, Maria Luiza! Que bom saber que gostou dos biscoitinhos! Adorei!
Nunca usei esse tipo de forno, mas pelo que li vc tem que baixar a temperatura em 20°C comparando com forno comum - por exemplo, se a receita pede forno a 180°C, vc tem de usar a 160°C.
Bjs!

Patricia Luck disse...

Estou em verdadeiro detox com as compras de ovos de Páscoa. Há anos não compro mais os de personagem para meus filhos (chega de enganação!). Até ano passado comprava os mais simples, de boas marcas e recheados com bombons (e não porcarias de plástico). Desculpe o desabafo...rsrs

Esse ano estou pensando seriamente em fazer alguns ovos em casa, e esses biscoitos são uma ótima opção para rechear as cestinhas da criançada (sim, eu tenho filhos adolescentes mas eles ainda ganham cestinha de Páscoa).:)

Obrigada pela receita linda!

Unknown disse...

Eu fiz, Paty! Adorei e vão virar lembrancinhas sim! Obrigada, bjos

Patricia Scarpin disse...

Carla, que notícia ótima!! \0/ Obrigada a você por vir aqui me contar! Bj!